Esta estátua é a Vénus de Willendorf, é uma estatueta com 11,1 cm representando estilisticamente uma figura femenina, descoberta na Áustria.
Foi encontrada a 8 de Agosto de 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy. Está esculpida em calcário oolítico, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho.
A Vénus mostra a figura feminina. A todas as partes femeninas da estatua são extremamentes exageradas, para que tenha o conceito fertilidade. Os braços, muito pequenos, sua face não aparece, sendo a cabeça talvez coberta por um tipo de penteado estranho usado na época.
Conceitos, na época, sobre o que era o homem primitivo, sobre as mulheres e sobre o sentido estético. Alguns autores não a identificam como a deusa Mãe-Terra (Grande Mãe) da cultura européia do Paleolítico. Outros pensam que os membros do corpo exagerado, representa uma coletora e que, além da óbvia referência à fertilidade, a imagem podia ser também um símbolo de força, de sucesso e de bem-estar.
Os pés da estátua não são de forma que se mantenha em pé por si mesma. Por esse motivo, acreditam que fosse usada para ser levada por alguém em vez de ser apenas admirada, podendo ser apenas um amuleto.
A Vénus faz parte da colecção do Museu de História Natural de Viena (Naturhistorisches Museum).
Outras representações semelhantes foram descobertas depois desta, ficando também conhecidas como "Vénus".
SERÁ QUE NA ANTIGUINDADE SE MARILYN MONROE FOSSE COM ESTE PADRÃO DE BELEZA OS HOMENS FICARIAM TÃO ADMIRADOS E A DESEJARIAM TANTO?
Sim. Não tenho dúvida.
ResponderExcluirO padrão de beleza é imposto e é absorvido.
Cada Era tem um padrão de beleza.