A Vênus de Milo é uma estátua representando Afrodite, a deusa grega do amor sexual e da beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vênus. O artista que a fez é possivelmente Alexandros de Antióquia. Ela está no Museu do Louvre, em Paris, França.
A obra, de 2,02m de altura, é composta basicamente de dois grandes segmentos de mármore de Paros, com várias outras partes menores trabalhadas em separado e ligadas entre si por grampos de ferro, uma técnica comum entre os gregos antigos.
A sua descoberta não é muito clara, a escultura foi desenterrada em 8 de abril de 1820 pelo camponês Yorgos Kentrotas, perto da cidade antiga da ilha de Milos (ou Milo), no Mar Egeu. Segundo Wikipédia Kentrotas estava procurando pedras para construir um muro em torno do seu campo. Por acaso, um cadete naval francês, Olivier Voutier, estava com ele. Apaixonado pela arqueologia, Voutier incentivou Kentrotas a continuar a cavar. Em seguida apareceram alguns fragmentos que pareciam pertencer à estátua. A Vênus já não tinha os braços, como fica evidente em um desenho feito por Voutier no local. Louis Brest, vice-cônsul da França em Milos, alertado sobre o achado, fez com que as escavações prosseguissem, surgindo mais dois pedaços de braço, uma mão segurando um fruto, três blocos com inscrições e dois pilares de hermas. Entrementes, Brest referiu o achado a dois outros oficiais visitantes, Jules Dumont d'Urville e o tenente Matterer, que também viram a estátua in situ.
A questão dos braços que faltam é também polêmica. Uma versão da história que relata que o padre teria sido intimado a devolver a relíquia, mas, recusou e os franceses teriam recorrido ao uso da força. Isso explicaria a ausência dos braços, danificados na luta. Preocupados em fugir, uma vez capturada a estátua, os franceses não teriam voltado atrás para recuperar os fragmentos perdidos.
O padrão que todas as mulheres desejam, é ter um corpo bonito e magro. Como a atriz Carolina Dieckmann, que pousou como a Vênus de Milo. Mas só esqueceu o detalhe dos braços.
Os homens no padrão de hoje, sobre a beleza feminina preferem verdadeiramente as magras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário